Pilates para emagrecer a ainda ficar com o bumbum, coxas e abdômen firmes

corpo-em-forma-para-o-verão-1Independe de pensar em verão ou carnaval as mulheres – e muitos homens – sempre estão preocupadas com o peso corporal, gorduras localizadas, firmeza do bumbum, abdômen e das coxas. Praticar Pilates é uma das formas de ganhar o corpo ideal. Não é à toa que tantas famosas tenham adotado o método como indispensável no dia a dia. Também é possível conquistar ótima postura, articulações mais saudáveis, melhor capacidade respiratória e maior tolerância ao estresse. De acordo com os fisioterapeutas Michel Salgado e Sérgio Machado, sócios-diretores da Metacorpus Studio Pilates – rede com mais de 600 estúdios no Brasil – dá para esculpir o bumbum, coxas e abdômen de forma integrada praticando Pilates três vezes por semana. Cada sessão tem duração de 1 hora, tempo que permite desenvolver uma carga de 20 exercícios. “O Pilates também trabalha o equilíbrio e o reflexo, com isso é possível adquirir mais consciência corporal, com isso os movimentos ficam mais elegantes. A postura mental, física e emocional das pessoas muda radicalmente e aumenta a tolerância ao estresse”, afirmam Sérgio e Michel.

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PILATES SOLO (Mat Pilates) X PILATES APARELHO

Metacorpus Studio Pilates - Acessórios - Bolas diversos tamanhosO Pilates vem se tornado cada dia mais popular e com isso novas variações do método vem surgindo. Sempre trabalhando a biomecânica do corpo humano de forma equilibrada respeitando os limites de movimento de cada articulação, sem sobrecargas, muitas pessoas têm dúvidas sobre os benefícios e diferenças entre o pilates praticado em solo e o que é feito com equipamentos.

A diferença básica entre o Pilates com aparelhos e o solo, é que no primeiro você conta com a ajuda das molas, da cama, das empunhaduras, esses recursos auxiliam a realizar certos movimentos. No Pilates Solo (também conhecida como Mat Pilates), você depende da força do próprio corpo para realizá-los: o centro dos movimentos, no abdome e na coluna lombar. Além de fortalecer o corpo inteiro, trabalha-se muito com alongamento e acrescenta-se algo lúdico ao exercício, já que a maioria dos alunos se divertem trabalhando com a bola.

“As duas variações exercitam a atenção, concentração e controle, atuando favoravelmente no bem-estar mental. Seus seis princípios (respiração, fortalecimento do centro, fluidez, controle, precisão e concentração) podem ser praticados por todos, com qualquer nível de condicionamento físico”, explica o fisioterapeuta sócio-diretor da rede Metacorpus Studio Pilates, Michel Salgado.

Metacorpus Studio Pilates_Equipamentos Solo_Meia lua_Step Barrel_R$  840,00Outra diferença entre as duas variações está no nível de prática do aluno. Na modalidade solo, conhecida como Mat Pilates, a execução dos exercícios, tendem a ser mais difícil, pois eles exigem força muscular, alongamento, equilíbrio e muita consciência corporal.

“Alguns acessórios, como bolas, meia lua, rolo e flex ring fazem parte do repertório do solo e oferecem cargas fixas. Quem pratica o pilates no solo percebe que é necessário mais controle sobre o corpo, pois apresenta exercícios que utilizam o peso do próprio do aluno. E os principais desafios para a execução são o equilíbrio e o alongamento. “, explica Michel Salgado.

Já no pilates com aparelhos as molas podem contra resistir ou assistir o movimento e o equilíbrio. Já quem opta pelo Studio Pilates, como é chamada a modalidade que faz uso de aparelhos Reformer, Cadillac, Wall Unit, Combo Chair, conta com a resistência progressiva das molas.

“Independente da forma que a pessoa escolhe para praticar o Pilates, ambas oferecem os mesmos benefícios: melhora do condicionamento físico global, da capacidade cardiorrespiratória, entre muitos outros. De um modo geral as duas modalidades oferecem exercícios fáceis e difíceis, cabe ao instrutor avaliar e prescrever aqueles que se adaptam melhor”, analisa o fisioterapeuta.

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Pilates beneficia mãe e bebê durante a gestação

Metacorpus - Pilates para grávidas_01Nem todas as mulheres conseguem se adaptar ao peso da barriga e às rápidas mudanças pelas quais o corpo passa durante a gravidez e com o passar do tempo passam a sofrer com dores nas costas em decorrência da má postura, além de vários desconfortos. As grávidas podem começar o exercício logo depois do terceiro mês de gestação e manter a prática até o final do sétimo, desde que não haja contraindicação médica.

“O Pilates tem se tornado parte integral do estilo de vida de muitas mulheres conscientes de sua importância para a saúde, bem-estar, relaxamento e estética, sendo um ótimo aliado para as gestantes que não possuam complicações médicas”, explica o fisioterapeuta Rodrigo Nascimento, da Metacorpus Studio Pilates.

Além de alongar e fortalecer a musculatura do abdômen, glúteos, costas e pernas a prática constante melhora a postura da coluna vertebral, ou seja, mesmo após o nascimento do bebê a mãe tende a observar melhor sua postura ao segurar a criança no colo ou amamentá-la.

De acordo com o fisioterapeuta da Metacorpus Studio Pilates, o Pilates está entre as modalidades de exercício mais recomendados para grávidas. No entanto, é importante que o ginecologista/obstetra libere a prática. Ainda segundo, Rodrigo Nascimento, não é preciso fazer “malabarismos” nos aparelhos e na bola para manter-se em boa forma.

“É recomendável que durante a gravidez evite-se posições que causem grande esforço físico e riscos de quedas. Por isso, as aulas devem ser feitas com profissionais capacitados. A gestante não deve ser colocada em posições que causem muito desequilíbrio. Devem ser evitar superfícies instáveis, sobre a bola, por exemplo e movimentos de hiperextensão da coluna. O ideal são os movimentos mais suaves e simples, de carga moderada. A gestante sedentária deve procurar uma atividade a partir do quarto mês de gestação, mas há aquelas que já podem começar a partir do terceiro mês de gestação”, explica o profissional.

Outros benefícios apresentados pelo Pilates são: melhora do condicionamento físico e bem-estar da mãe, fortalecimento do abdômen, fortalecimento do períneo (auxiliando na rápida recuperação do mesmo  após o nascimento).

“A prática do método Pilates durante a gestação proporciona excelente força dos músculos abdominais, maior apoio das vísceras abdominais e permite melhor mobilidade e estabilidade da coluna vertebral. O feto também sai beneficiado, uma vez que a melhora resultante em correção postural da mãe gera mais espaço para o seu bebê, que terá um crescimento mais adequado dentro do útero. Uma dica é trabalhar os braços da gestante, já que o bebê vai crescer e ficar mais pesado”, finaliza o fisioterapeuta.

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Boa forma física sem agressão a coluna ou articulações

pilates-emagrece-1Diversos artistas, entre os quais estão atores, cantores e celebridades, exibem corpo escultural e garantem que a boa saúde e forma física foi conquistada com treinos regulares de Pilates. Entre as maiores causas para a escolha da modalidade é o baixo impacto, que evita que a coluna sobrecarregue durante os exercícios.

“O pilates tem sido uma das atividades mais recomendadas por médicos para o tratamento de diversas patologias, incluindo correção da má postura, sedentarismo, estresse e outros problemas na coluna, devido principalmente, ao baixo impacto dos exercícios nas articulações”, explica o sócio-diretor da Metacorpus Stúdio Pilates, o fisioterapeuta Michel Salgado. A rede é uma das pioneiras do Brasil no segmento, possui estúdio em quase todos os estados brasileiros e inclui mais de oito mil pacientes, incluindo os que estão em reabilitação.

Por seus benefícios e conceito, o pilates é apontado por fisioterapeutas como a proposta de saúde mais completa para qualquer idade. De acordo com Sérgio Machado, também diretor da Metacorpus, os resultados podem ser percebidos em três semanas. “A postura mental, física e emocional das pessoas muda radicalmente”, garante o fisioterapeuta.

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Pilates auxilia na correção da má postura

20110801_94604_pilates-bolaSegundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população têm dores nas costas e muitas outras são acometidas por algum problema osteomioarticular relacionados ao trabalho, ao estresse, à má postura, ao sedentarismo, obesidade e a outros fatores. Por conta disso, é crescente a busca por exercícios especializados em todo o mundo. A prática de Pilates, por exemplo, tem sido uma das mais indicadas pelos médicos no tratamento de diversas patologias – incluindo problemas de correção de postura.

“Pilates é a modalidade física mais indicada para prevenir e tratar problemas da coluna vertebral. Os exercícios focam os músculos essenciais para a postura, os quais ajudam a manter o corpo equilibrado e são primordiais para sustentar a espinha. Garantem ótima postura, músculos firmes, autocontrole e articulações saudáveis. No tratamento da correção postural, com três semanas de prática, já é possível mensurar os benefícios, inclusive com acompanhamento fotográfico”, garante Sérgio Machado, sócio da Metacorpus Studio Pilates.

Segundo o fisioterapeuta, o sedentarismo é uma das principais causas da degeneração do disco lombar. A coluna vertebral é o eixo central do corpo. É exigida em quase todos os movimentos e ainda funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro. Por isso, a coluna precisa de movimentação e de exercícios, em todos os estágios da vida, para manter a sua função.

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Fica a dica: Alonge-se com Pilates

A rede Metacorpus Studio Pilates foi um dos destaques da revista “Fica a Dica – Sinta-se bem” especial sobre alongamento. A reportagem conta com orientações dadas pelo fisioterapeuta Michel Salgado. A revista tem circulação nacional e está nas bancas. A publicação é da Casa Editorial (www.caseeditorial.com.br), especializada em edições temáticas. Confira a matéria.

Ed. Setembro_Outubro_Revista Fica a Dica_Capa Fica_a_dica_Sinta-se_bem_ed01_FINAL.indd Fica_a_dica_Sinta-se_bem_ed01_FINAL.indd Fica_a_dica_Sinta-se_bem_ed01_FINAL.indd Fica_a_dica_Sinta-se_bem_ed01_FINAL.indd Fica_a_dica_Sinta-se_bem_ed01_FINAL.indd

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Metacorpus Studio Pilates apresenta novo site

Após meses de trabalho intenso e dedicação a Metacorpus Studio Pilates apresenta seu site de cara nova. Desenvolvido com o que há de mais avançado em recursos para web, o novo site apresenta design moderno, clean e de fácil navegação. Todos os recursos adotados no projeto convergiram para que o conteúdo seja relevante para os usuários. As cores foram trabalhadas para que o site tivesse contraste, tipografia que facilitasse a leitura e aumentasse a credibilidade da empresa.

A proposta buscou equilibrar o layout apresentado sem descaracterizar o conceito institucional da página. Por meio do novo site é possível localizar os studio Metacorpus no Brasil, saber as datas dos cursos de formação, cursos avançados e workshops, conhecer e comprar os produtos e lançamentos da rede.

O conteúdo informativo leva os usuários ao blog de dicas da Metacorpus, onde poderão ser lidas matérias publicadas na imprensa sobre a rede Metacorpus Studio Pilates, bem como acessar conteúdo técnico e jornalístico sobre Pilates.

Acesse www.metacorpuspilates.com.br e navegue pelo que há de mais atual em Pilates no Brasil!

2013_Novo Site_Metacorpus Studio Pilates

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