PILATES SOLO (Mat Pilates) X PILATES APARELHO

Metacorpus Studio Pilates - Acessórios - Bolas diversos tamanhosO Pilates vem se tornado cada dia mais popular e com isso novas variações do método vem surgindo. Sempre trabalhando a biomecânica do corpo humano de forma equilibrada respeitando os limites de movimento de cada articulação, sem sobrecargas, muitas pessoas têm dúvidas sobre os benefícios e diferenças entre o pilates praticado em solo e o que é feito com equipamentos.

A diferença básica entre o Pilates com aparelhos e o solo, é que no primeiro você conta com a ajuda das molas, da cama, das empunhaduras, esses recursos auxiliam a realizar certos movimentos. No Pilates Solo (também conhecida como Mat Pilates), você depende da força do próprio corpo para realizá-los: o centro dos movimentos, no abdome e na coluna lombar. Além de fortalecer o corpo inteiro, trabalha-se muito com alongamento e acrescenta-se algo lúdico ao exercício, já que a maioria dos alunos se divertem trabalhando com a bola.

“As duas variações exercitam a atenção, concentração e controle, atuando favoravelmente no bem-estar mental. Seus seis princípios (respiração, fortalecimento do centro, fluidez, controle, precisão e concentração) podem ser praticados por todos, com qualquer nível de condicionamento físico”, explica o fisioterapeuta sócio-diretor da rede Metacorpus Studio Pilates, Michel Salgado.

Metacorpus Studio Pilates_Equipamentos Solo_Meia lua_Step Barrel_R$  840,00Outra diferença entre as duas variações está no nível de prática do aluno. Na modalidade solo, conhecida como Mat Pilates, a execução dos exercícios, tendem a ser mais difícil, pois eles exigem força muscular, alongamento, equilíbrio e muita consciência corporal.

“Alguns acessórios, como bolas, meia lua, rolo e flex ring fazem parte do repertório do solo e oferecem cargas fixas. Quem pratica o pilates no solo percebe que é necessário mais controle sobre o corpo, pois apresenta exercícios que utilizam o peso do próprio do aluno. E os principais desafios para a execução são o equilíbrio e o alongamento. “, explica Michel Salgado.

Já no pilates com aparelhos as molas podem contra resistir ou assistir o movimento e o equilíbrio. Já quem opta pelo Studio Pilates, como é chamada a modalidade que faz uso de aparelhos Reformer, Cadillac, Wall Unit, Combo Chair, conta com a resistência progressiva das molas.

“Independente da forma que a pessoa escolhe para praticar o Pilates, ambas oferecem os mesmos benefícios: melhora do condicionamento físico global, da capacidade cardiorrespiratória, entre muitos outros. De um modo geral as duas modalidades oferecem exercícios fáceis e difíceis, cabe ao instrutor avaliar e prescrever aqueles que se adaptam melhor”, analisa o fisioterapeuta.

Anúncios

Sobre dicasdametacorpus

Metacorpus Studio Pilates - Venda de equipamentos de pilates, credenciamento de studio sem custo, cursos para profissionais em todo o país e studios próprios.
Esse post foi publicado em Pilates. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s